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A Polêmica do Momento

Filme polêmico da DM9 que pega carona no 11 de setembro ainda pode ser visto na web

Comercial para a WWF provocou protestos indignados nos EUA

04.09.2009 – 17:44

Advillage

Em carta publicada no site da DM9, o presidente da agência, Sérgio
Valente, pede desculpas pela campanha que criou polêmica esta semana
nos EUA e na internet.

O filme publicitário, criado para a ONG WWF – que não teria
autorizado sua veiculação -, mostra dois aviões atingindo as torres
gêmeas do World Trade Center. O texto diz "Em 2001, uma das piores
tragédias da história da Humanidade matou 2.819 pessoas". Em seguida, o
comercial exibe vários aviões caindo sobre a ilha de Manhattan. O
texto: "Em 2005, o tsunami matou 280.000 pessoas. Cem vezes mais. Nosso
mundo é brutalmente poderoso. Respeite-o. Conserve-o".

Até o momento de fechamento desta nota, o filme ainda estava disponível no You Tube:

Caso o video fique indisponível, tente no Creativity – aqui.

Na carta, Valente diz que o comercial foi feito por um grupo de
jovens profissionais para enfatizar a força da natureza. “Reconhecemos
que esses – anúncios e filme – jamais deveriam ter sido aprovados por
alguém nesta agência, nunca deveriam ter sido propostos ao cliente,
veiculados em qualquer lugar ou sido submetidos a prêmios”.

O filme foi inscrito no Festival de Publicidade de Cannes deste
ano, sob o título "Planes", mas não chegou à final – e, curiosamente,
não gerou polêmica quando foi exibido no Palais des Festivals, em
junho.

Sérgio Valente afirma na carta que “essas peças publicitárias,
ainda que veiculadas uma única vez em veículos locais, acabaram por
gerar consequências globais que mostram que o alcance de uma peça
publicitária já não é mais local”. Leia a íntegra no site da agência – aqui.

Logo que circulou na internet, a partir de terça-feira, o filme provocou repercussão na mídia americana – chegou ao The New York Times
e a sites especializados em propaganda, como o Advertising Age e o
Adweek – que classifica a peça de "megaestupidez" e afirma que os
criativos envolvidos na campanha já não trabalham mais na DM9.

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Categorias:Organizações
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