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Ibope lança ferramentas para analisar as marcas nas redes
sociais

Uma delas apura o desempenho de videos na web, e a
outra as citações feitas no Twitter, Facebook etc

12.05.2010 – 17:28

Advillage

De olho no crescente interesse corporativo pelas redes sociais na
internet, o Ibope Mídia e o Ibope Nielsen Online estão trazendo ao
mercado brasileiro duas ferramentas para diagnosticar a situação de uma
marca nesse universo – a BuzzMetrics e o VideoCensus.

A BuzzMetrics cobre cerca de 4,5 milhões de blogs, 70 mil fóruns e
50 milhões de comentários em língua portuguesa. Por meio de um
apalavra-chave é possível identificar quantas vezes empresas, marcas,
produtos, campanhas ou eventos foram citados nesses espaços – incluindo
vídeos e conteúdo online de mídias tradicionais.

“Existem diversas maneiras de uma empresa atuar nas redes sociais.
Sem dúvida alguma estamos falando de uma fonte riquíssima de insights
por meio de conteúdos gerados pelo próprio consumidor", diz Lydia
Worthington, vice-presidente de pesquisa do BuzzMetrics, em nota à
imprensa.

Videos – O VideoCensus faz análises sobre o desempenho dos
vídeos e anúncios, focadas no comportamento do usuário. Leva em conta
questões como o tempo médio assistido pelos espectadores, quais os
conteúdos mais acessados e o número de vezes que os vídeos são
reproduzidos.

Segundo o Ibope, um dos diferenciais do VídeoCensus é a atribuição
de uma nota que mede a qualidade da experiência do espectador em relação
ao vídeo e ao conteúdo publicitário, batizada em inglês de average
attentiveness score.

Pontuação – A pontuação é gerada a partir da captura e
análise de todos os eventos relacionados ao vídeo desde o momento em que
o usuário começa a assistir a sua reprodução: tempo de execução do
vídeo, número de execuções pelo mesmo espectador, se o vídeo está em
foco e eventos de interação como aumentar o volume, maximizar a tela
etc.

Aquele que minimizou a janela, por exemplo, tem pontuação mais baixa
do que quem a manteve aberta o tempo todo e, dessa forma, a ferramenta
detecta os vídeos e as propagandas de maior interesse.

Ambiente colaborativo – "Compreender o universo de redes
sociais é fundamental para o mapeamento das oportunidades e estratégias
de comunicação e marketing. A chave para o sucesso das empresas que
utilizam a internet como ponto de contato com o seu consumidor é ter em
mente que as redes sociais são um ambiente colaborativo, de conversa e
não propaganda", pondera Cris Rother, diretora de negócios do Ibope
Nielsen Online.

Alcance das redes – Em março, o alcance das redes sociais no
Brasil foi de 85,9% dos internautas ativos no trabalho e na residência,
segundo o NetView, dentro de um universo de 37,9 milhões de usuários. É
a maior penetração de redes sociais em todo o mundo, bem acima da
Itália, segunda colocada com 78,7% de alcance.

Apesar desse dado, são os italianos que ficam mais tempo conectados
nas plataformas de redes sociais, com 7h10min em média. O brasileiro
ficou 5h02min conectado numa rede social em março.

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